ALAGOAS

Perícia aponta ausência de frenagem antes de ônibus sair da pista na AL-220

Laudo preliminar analisou curva, ribanceira e sistema de freios
Por Redação 03/02/2026 - 19:50
A- A+
Assessoria
Peritos analisaram marcas na pista após capotamento em São José da Tapera
Peritos analisaram marcas na pista após capotamento em São José da Tapera

A perícia realizada pela Polícia Científica de Alagoas apontou que não foram identificados sinais de frenagem antes da saída de pista do ônibus que transportava romeiros e capotou na madrugada desta terça-feira, 3, na rodovia AL-220, em São José da Tapera, no Sertão do estado.

De acordo com o perito criminal Gerard Deokaran, o veículo retornava de Juazeiro do Norte, no Ceará, quando saiu da pista ao fazer uma curva, caiu em uma ribanceira com mais de cinco metros de altura e tombou às margens da via

Durante a perícia, foram analisadas marcas na pista e na ribanceira, recolhido o tacógrafo para avaliação técnica, realizados exames no sistema de freios e medições para verificação da velocidade do ônibus.

Segundo os peritos, apesar das análises iniciais, não foram encontrados vestígios de frenagem antes do veículo sair da pista, o que será considerado na reconstrução da dinâmica do acidente.

Ainda conforme a Polícia Científica, exames complementares serão realizados para a consolidação do laudo final, que deve esclarecer tecnicamente as causas do capotamento.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Instituto de Criminalística de Arapiraca (ICA), seguindo protocolos de desastre em massa, com apoio de equipes do Instituto Médico Legal (IML).

Inquérito instaurado

O delegado Diego Nunes, titular do 38º Distrito Policial de São José da Tapera, instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias do acidente.

A equipe chegou ao local logo após o ocorrido, realizou diligências iniciais, colheu depoimentos de testemunhas e reuniu elementos técnicos que vão subsidiar a investigação, além de prestar apoio às vítimas e aos familiares.


Encontrou algum erro? Entre em contato